Saúde Mental: um elemento importante para o sucesso e a sobrevivência

Por Miriam Lamana

Você sabia que a OMS (Organização Mundial da Saúde), diz que a “depressão é a doença do século”? Além disso, a OIT (Organização Internacional do Trabalho), enfatiza que “50% a 60% dos afastamentos do trabalho, no mundo, resulta, direta ou indiretamente, de problemas de estresse”.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):

  • 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo (4,4% da população mundial). O Brasil é o segundo país mais depressivo da América Latina, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São 11,5 milhões de brasileiros (5,8% da população).
  • 264 milhões de pessoas possuem transtornos de ansiedade no mundo (3,7% da população planetária). O Brasil é o país mais ansioso do mundo: 18,6 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade (9,3% da população).

A Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que em 2019 foram 200 mil pessoas que morreram no país em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o estresse apontado como uma das principais causas.

As estimativas do Fórum Econômico Mundial é de que os gastos relacionados a transtornos emocionais e mentais mundiais podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, enumeram algumas condições de trabalho que podem conduzir a riscos psicossociais e afetar a saúde mental. São elas:

  • volumes de trabalho ou limitações temporais excessivas;
  • exigências contraditórias;
  • falta de clareza quanto ao papel do trabalhador;
  • comunicação deficiente;
  • uma mudança organizacional mal gerida.

Os riscos psicossociais decorrem também de um contexto social pouco saudável, muito comum na vida das pessoas, incluindo situações em que existem:

  • falta de apoio da administração ou dos colegas;
  • relações interpessoais difíceis;
  • assédio, agressão e violência;
  • dificuldade em conciliar os compromissos laborais e familiares.

Esses dados nos alertam para a importância de “cuidar e olhar para dentro de si” e das relações interpessoais em todas as dimensões.

Incluir na agenda de todos o tema de Saúde Mental, se torna um elemento importante não só de sucesso, mas de sobrevivência.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade “

Ou seja, saúde mental significa estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar, saber lidar e administrar as situações, emoções e adversidades que a vida apresenta sem comprometer a si mesmo e aos outros.

Bora lá fazer diferente?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: